Dani Borges dá dicas de nutrição e suplementação para os três primeiros meses de gestação

Todos já sabem que a atleta, nutricionista, modelo, health coach e educadora física Dani Borges está grávida do primeiro filho. E mesmo já seguindo uma dieta rica em alimentos saudáveis, Dani reconhece que nesse primeiro trimestre de gestação algumas coisas precisam ser melhoradas. Para ajudar você que também está passando por esse processo, a profissional vai compartilhar boas dicas de nutrição.

Segundo a nutricionista, nos três primeiros meses o bebê está na fase do desenvolvimento, por isso é tão importante uma boa nutrição para a mãe e o bebê.  Além de aumentar as calorias consumidas pela mãe, também é necessário aumentar o consumo, principalmente de carboidratos, para nutrir o feto, já que essa é a principal energia que ele utiliza.

MF Press/Divulgação

“Também é preciso aumentar um pouco de gordura, proteína, mas sempre dando preferência a alimentos bons. Nesse primeiro momento é ideal que a mãe aumente a ingestão de 300 a 500 calorias a mais no consumo diário”, orientou Dani.

Entre os alimentos que devem ser consumidos pelas gestantes e também fazem parte da dieta da Dani, estão: arroz e macarrão integral, aveia, batata doce, frutas como mamão, ameixa, morango, abacaxi e uva. “Eu aconselho evitar o consumo de alimentos crus, como carnes, peixes e ovos, pois há o risco de contaminação por toxoplasmose ou salmonela”, aconselhou.

Já em relação às vitaminas, a nutricionista afirma que é essencial a suplementação com ácido fólico, pois ele tem um papel importante no processo de multiplicação celular do tubo neural da criança, ajudando na parte reprodutiva da gestação e lactação e formação de anticorpos.  “Essa suplementação é necessária, pois somente com a alimentação não é possível suprir a falta de ácido fólico. Essa é uma das vitaminas mais importantes para o bebê”, alertou a nutricionista.

Outra vitamina importante é o ferro e muitas grávidas têm deficiência dessa vitamina. A carência de ferro durante a gestação, além de levar a anemia, pode aumentar o risco de parto prematuro, entre outras complicações.

“Sugiro que conversem com o obstetra para saber qual a melhor suplementação, porque nessa fase também é normal ter um pouco de constipação intestinal e existem medicamentos ricos em ferro que ajudam a soltar o intestino”, aconselhou.

Foto: Divulgação / MF Press Global

A vitamina C também é citada por Dani, como importante para as gestantes. Ela pode ser intensificada no organismo com a ingestão de alimentos como: tangerina, laranja, abacaxi, morangos, pois são ricos em vitamina C.

Já a vitamina A é importante nos processos metabólicos que ocorrem no corpo, como diferenciação celular, parte visual do feto, crescimento e reprodução e o sistema imunológico. “Nesse caso também é preciso a suplementação. Para melhorar com a alimentação, sugiro a ingestão de um bife de fígado semanal”, orientou a nutricionista.

A vitamina D é importante para todas as pessoas, mas na gestação Dani conta que é preciso diminuir a exposição ao sol, sendo necessária a suplementação. “A deficiência dessa vitamina pode estar associada à distúrbios da redução da mineralização óssea. Essa deficiência pode fazer com que a criança nasça com ossos fracos e aumente o risco de fraturas”, afirmou.

Segundo Dani, na nutrição tudo depende da formação biológica de cada pessoa, portanto cada situação precisa ser analisada de maneira individual.

Essa foi a primeira série com dicas saudáveis fornecidas pela Dani Borges para as gestantes. O conteúdo será disponibilizado semanalmente no Instagram e Youtube.

Sobre Dani Borges

Dani Borges é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 410 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Foto: Divulgação

Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.

 

Fonte: https://primeirahora.com.br/dani-borges-da-dicas-de-nutricao-e-suplementacao-para-os-tres-primeiros-meses-de-gestacao/

Leave a Reply

Your email address will not be published.