Confira 7 dicas naturais para tratar a queda de cabelo

Confira 7 dicas naturais para tratar a queda de cabelo

A queda de cabelo anormal pode ocorrer por várias razões: hormônios, mudanças sazonais, produtos capilares agressivos, como corantes químicos, deficiências…

Para fortalecer a fibra capilar e ajudar nosso corpo a combater a queda excessiva de cabelo, descubra no artigo abaixo 7 receitas naturais de cuidados para tratar a queda de cabelo!

Essas receitas caseiras são fáceis, rápidas e baseadas em ingredientes saudáveis e crus, como gengibre, óleo de rícino , Aloe Vera ou feno grego em pó.

 

POR QUE NOSSO CABELO CAI?

 

 

Nosso cabelo cai naturalmente depois de um tempo. Perdemos uma média de 60 a 100 cabelos por dia, o que não é alarmante, porque paralelamente também temos outros cabelos crescendo. De fato, a vida do cabelo é composta em 3 fases:

  • A fase de anagen ou crescimento, que geralmente dura de 2 a 7 anos (o cabelo cresce continuamente) e que diz respeito a 90% do cabelo
  • fase do catagen, onde o cabelo para de crescer, que dura cerca de 3 semanas.
  • Finalmente, a fase telogen ou fase de queda. O cabelo permanecerá primeiro preso à lâmpada por 3 meses antes de cair e ser substituído por um novo cabelo na fase de anágeno. Cerca de 10% do cabelo está na fase telogen.

Esse fenômeno torna-se anormal quando a proporção de cabelos na fase de anágeno diminui e que na fase telogen aumenta.

Especialistas falam sobre anormalidade quando há uma perda de mais de 100 cabelos por dia por mais de 3 meses, o que leva a um couro cabeludo cada vez mais esparso, chamado alopecia.

Isso pode ser hereditário, especialmente em homens, por causa de um hormônio que acelera a queda prematura de cabelo.

Mas, como mencionado anteriormente, outros fatores podem ser levados em conta, como a mudança de estações, estresse, deficiências, certas doenças ou até mesmo produtos capilares agressivos.

 

DICAS PARA TRATAR A QUEDA DE CABELO

Para te ajudar a combater a alopecia, aqui estão 7 receitas simples para cuidados anti-queda de cabelo!

Ou seja, para combater efetivamente a queda de cabelo, também é necessário trabalhar seu crescimento e fortalecê-los. Para saber tudo sobre a estimulação do crescimento capilar e dicas relacionadas (acessórios adaptados, dieta…) Clique aqui!

 

1. MÁSCARA DE ALHO E GENGIBRE

 

 

Alho e gengibre são muito ricos em traços, estimulam a microcirculação e restauram a vitalidade das lâmpadas capilares.

A receita: Descasque 3 dentes de alho e 1 raiz de gengibre, em seguida, amasse-os em um purê. Deixe macerar por 2 dias em temperatura ambiente em 50 mL de azeite.

Dicas de aplicação: Coe a mistura e aplique como máscara nos cabelos úmidos, espalhando-se especialmente no couro cabeludo e raízes. Massageie e deixe ligado por 1 hora antes de enxaguar com shampoo.

Para uma ótima massagem capilar, recomendamos nossa escova de massagem com espinhas macias que atingem o couro cabeludo sem dificuldade (mas suavemente!)

 

 

2. LOÇÃO DE URTIGA

 

 

Nettle é muito rica em vitamina B e ferro, que efetivamente fortalecem a fibra capilar.

A receita: Mergulhe 200g de folhas frescas de urtiga em 1L de água fervente. Adicione 300 mL de vinagre branco (aperta as escamas do cabelo). Deixe em fogo médio por cerca de vinte minutos, depois uma vez resfriado, mantenha a loção na geladeira por até 3 dias.

Dicas de aplicação: Você pode usar esta loção de água enxaguada, ou transferi-la para um floco de spray para difundi-lo em suas raízes diariamente. Em seguida, massageie o couro cabeludo por vários minutos.

 

3. PÓS AYURVÉDICOS

 

 

Pós ayurvédicos têm sido usados por séculos na Índia, por suas incríveis virtudes. As de Amla e Brahmi ajudam a engrossar, tonificar e estimular o crescimento capilar.

A receita: Em uma tigela, misture 2 colheres de sopa de amla em pó e 1 colher de sopa de pó brahmi com 2 colheres de sopa de gel Aloe Vera (hidratante, ajuda a formar uma pasta) e 1 colher de chá de óleo de mostração.

Dicas de aplicação: Aplique a pasta resultante no couro cabeludo e raízes, não hesite em espalhá-la nos comprimentos também. O ideal é sair por 1 hora antes de enxaguar massageando seu crânio.

 

4. A MÁSCARA DE FENO GREGO

 

 

O pó feno gregotem excelentes propriedades anti-queda de cabelo e torna-os resistentes.

A receita: Misture 2 colheres de sopa de feno grego em pó com uma colher de sopa de óleo de coco (mascara o cheiro e nutre o cabelo). Mexa até conseguir uma pasta.

Dicas de aplicação: Espalhe a pasta em cabelos previamente umedecidos, enfatizando o couro cabeludo e as raízes. Deixe ligado por cerca de vinte minutos, depois enxágue com shampoo leve.

Tenha cuidado, feno grego não é recomendado para gestantes porque pode causar contrações uterinas.

 

5. SHAMPOO COM ÓLEOS ESSENCIAIS

O óleo essencial do cedro Atlas, Ylang-ylang e alecrim efetivamente lutam contra a queda de cabelo, fortalecendo e estimulando seu crescimento.

A receita: Este é muito simples, basta misturar algumas gotas desses óleos essenciais com o seu shampoo habitual.

Dicas de aplicação: Lather com seu shampoo no cabelo molhado. Quando limpar o cabelo, não se esqueça da massagem na cabeça!

 

6. O BANHO DE ÓLEO: RÍCINO  E MOSTARDA

O óleo de rícino é famoso por suas propriedades de espessamento e perda de cabelo. Usando-o com óleo de mostarda que ativa a microcirculação sanguínea, este é o combo perfeito!

A receita: Misture 2 colheres de sopa de óleo de rícino com uma colher de sopa de óleo de mostarda. Se você tem um couro cabeludo sensível, incorpore apenas uma colher de chá de óleo de mostarda porque ele vai realmente “aquecer” (o que é normal porque é assim também que ativa a microcirculação).

Dicas de aplicação: Espalhe a mistura em cabelos úmidos. Insista no couro cabeludo e raízes massageando. Em seguida, enxágue bem com água clara, em seguida, com um shampoo leve.

 

7. CHÁ VERDE ENXAGUAR ÁGUA

 

 

O chá verde é rico em cafeína, polifenóis e vitaminas, que fortalecem a fibra capilar e estimulam o crescimento.

A receita: Ferva 1L de água, corte o fogo e incorpore 3 sacos de chá verde para infusão. Deixe infundir por 10 minutos antes de remover.

Dicas de aplicação: Uma vez que seu chá tenha esfriado, use como água enxaguada após o seu shampoo habitual ou simplesmente após o banho.

Fonte: https://opetroleo.com.br/confira-7-dicas-naturais-para-tratar-queda-cabelo/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.